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quinta-feira, dezembro 02, 2010





Inclusão digital na terceira idade

O que dizer de uma classe de pessoas, no caso a terceira idade, onde a maioria não teve sequer a oportunidade de estudar? Não devido a problemas de exclusão social, mas porque pertenciam à cultura do “primeiro a comida na mesa, depois o estudo” ou ainda “o estudo é para o rico, o pobre tem é que trabalhar”. Alguns idosos já entraram na “onda do computador”, pois sentiu o quanto é importante estar informatizado atualmente.



Porque a terceira idade deve aprender informática?

Os idosos são obrigados a utilizar as novas tecnologias, seja no âmbito comercial e de serviços e, quantos de nós já presenciamos as dificuldades enfrentadas por eles diante de máquinas cada vez mais supermodernas? Sem falar nos dispositivos implantados como cartões eletrônicos (alguns com chips), senhas, códigos de seguranças e de acessos, linguagens complexas e pouco esclarecedoras (na visão deles). De uma maneira compulsória foi impostos novos procedimentos sem a mínima capacitação necessária dessa parcela da sociedade, isso sem mencionar as conseqüências dessas mudanças, como: a falta de paciência das pessoas responsáveis em repassar as orientações para a devida operacionalização de tais equipamentos, “os caras feias” que eles encontram em seu caminho, que os atendem de maneira pouco gentil e desrespeitosa, por não compreender as suas limitações em decorrência da idade avançada, entre outras.



Razões que levam a terceira idade a aprender Informática:
O movimento de acompanhar o momento presente, de inserir-se na dinâmica atual, de sentir-se incluído, envolvido no processo de desenvolvimento da sociedade e conectado ao mundo moderno, associado à informação e comunicação. Há uma cobrança implícita para que todos estejam alfabetizados com essa linguagem icônica. O adulto de hoje faz parte de uma geração pré-icônica, por isso a dificuldade de fazer a leitura multidimensional que os recursos tecnológicos exigem.


CASO
Dona Judy de 62 anos é um exemplo. Quem pensa que ela se aposentou e parou de trabalhar se engana. A Internet se tornou uma grande aliada e os conhecimentos de informática ajudam-na a lidar com o sistema que controla os dados e gerencia os empréstimos dos livros. A necessidade de inclusão decorre de diversos fatores entre eles destaca-se a exigência do mercado de trabalho. Para quem já está no mercado, assim como para quem entra, torna-se imprescindível os conhecimentos básicos de informática. Então os idosos precisam se adaptar para não caírem fora. Mesmo os que não trabalham já sentem a necessidade, principalmente por serem muito dependentes de filhos e netos para retirarem dinheiro no banco ou consultarem o resultado do exame pelo site da clínica, por exemplo. Para diminuir o receio, aumentar a autoconfiança e o convívio social, principalmente a integração com a família, algumas medidas têm sido tomadas, a fim de auxiliar essa inclusão. A popularização dos computadores e a diminuição constante dos preços são fatores incentivadores para a sua aquisição. Entretanto, de nada adianta possuir o aparelho e não saber como lidar com ele. Pensando nisso, foram criados projetos com o intuito de encorajar e incentivá-los a reduzir suas apreensões em mexer no aparelho e ensiná-los ações básicas, mas muito úteis.


Fonte: http://nuncaecedooutarde.blogspot.com/2009/03/inclusao-digital-inclusao-digital-na_26.html

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